CONSUMISMO QUANDO ELE VIRA DOENÇA

Os jovens do Brasil debateu no último chat o tema “consumismo”. O assunto foi escolhido pelos jovens em um enquete com 32.29%. Mais de três mil pessoas participaram.
Veja abaixo o debate entre o apresentador do Jornal hoje da Globo e os internautas.

REBECA-” Já gastei R$ 3.000,00 em roupa com minha mãe. Sendo tudo para mim e um vestidinho para ela”.

VITOR HUGO-” Tem noites que eu chego a gastar R$ 700,00 e depois fico o mês todo sem sair”.

KELLY- “Já comprei oito blusas iguais por não saber qual cor eu queria levar”.

Reporte pergunta a Antônio de 20 anos:
-“Qual foi o extremo que você já chegou?
Antônio: “Eu cheguei a gastar em um dia 1.200,00 reais, em um mês eu comprei cinco pares de tênis”.
Reporte pergunta:” você já usou todos os tênis?”
Antônio: ” Eu vendi um e um está sem usar.

Jovens gasta com roupas 38% de 100,00 a 400,00 por mês.

LEANDRO- “Entrei em uma loja pra comprar uma única blusa e sai com 58 blusas porque estava na promoção.

MIRIELA-“Quando vou ao shopping e não compro nada, fico triste. Uma vez comprei uma pantufa só para comprar uma coisa.
Reporte pergunta a Miriela de 30 anos.
“Você consegue ficar uma semana sem comprar nada?”
Miriela-“Não! toda semana eu compro alguma coisa, tenho coisas que eu nem uso. Gosto de comprar.
Entro em uma loja e não saio sem comprar.

ANTÔNIO: ” Junto com o consumismo, vem aquela triste sensação de que não deveria ter comprado. Eu deixo me levar por impulso, quando chego em casa me arrependo”.
Reporte pergunta ao Antônio:” Eu queria saber se você gasta mais do que deveria”.
Antônio:” Quando pego meu cartão eu estouro, compro coisas que está na moda. Mesmo não gostando eu vou e compro.

ALEXANDRE:”Consumismo é quando eu compro uma coisa que eu já tenho?”
Reporte:” Não.Consumir é comprar por impulso, é muito importante diferenciar consumismo da compulsão por compras é um problema, uma doença”.

BRENA: “Quais as dicas para evitar o consumismo?”
Reporte:”Você para na frente da vitrine, objeto, produto que você quer e pergunta:
É necessidade, impulso,insegurança, problema na vida…
Outra pergunta, EU PRECISO FAZER ESSA COMPRA AGORA?”

MICHAEL:”Quero saber quando o consumismo pode ser uma doença?
A maior parte que vou comprar, eu compro mais do que planejei, fico deprimido porque tenho dinheiro e não posso gastar”.
Reporte:”Prejuízo financeiro e moral. E as pessoas falam que você gasta demais, compra demais.
Tem tratamento com psicólogo,psiquiatria”.

Comprar pode ser sentimento de culpa, conflito, raiva e desconta na compra.

consumismo

Deixe uma Resposta

